sábado, julho 22, 2006

Koalita, onde andas meu jovem?


Meu caros amigos,

Finalmente tiro 10 minutos para acrescentar algo minimamente útil ao nosso fantástico e maravilhoso blog (não, não é graxa aos membros nem não pouco ao criador).

Está quase a fazer dois anos que cada um dos elementos da turma seguiu o seu rumo. Uns arranjaram emprego logo de imediato, outros nem por isso. De qualquer forma, nada é garantido, nada dura para sempre, e a chave para o nosso sucesso está, sem dúvida, na adaptação.

Para aqueles que provavelmente não sabem por onde ando metido, eu estou há quase dois anos numa empresa de formação profissional em Viseu, com a qual colaboro desde o primeiro dia num sem número de aspectos, que vai desde:
- acessoria de Marketing e de Comunicação Institucional;
- atendimento ao cliente;
- criação de suportes publicitários para utilizar nas diversas campanhas;
- elaboração e gestão de projectos de formação profissional;
- formador de Informática e, mais recentemente, de Marketing.

É claro que muitas destas coisas não estão relacionadas com o que aprendi em quatro anos. Já me convenci também, há muito tempo, que nunca vamos ter um emprego perfeito (salvo raras excepções, claro...) Mas por cá me vou mantendo, pois até gosto disto e têm surgido muitas oportunidades para crescer profissionalmente.

É claro que tudo isto traz desvantagens, pois há alturas em que as 24 horas do dia não chegam para tudo. Também já me chamaram "workaholic"... hummm... será mesmo verdade?

Gosto de ler os vários posts do pessoal que cá tem vindo e saber que tá tudo a correr mais ou menos bem. Ainda assim, gostaria que mais pessoas colaborassem neste blog. Acho que não devo ser o único a dizer isto, até porque a fantástica turma de comunicação social tinha mais ou menos quarenta pessoas.

Para terminar, um link útil:

O Europass Curriculum Vitae é um documento que permite ao titular uma apresentação sistemática, cronológica e flexível das suas qualificações e competências.
O seu preenchimento inclui:
- Informações pessoais, competências linguísticas, experiência profissional e nível de estudos e de formação;- Outras competências pessoais, com tónica nas competências técnicas, organizacionais, artísticas e sociais, entre outras.

Este documento foi instituído pela Decisão 2241/2004/EC do Parlamento Europeu, e tem como principal objectivo melhorar a transparência das qualificações e competências, de modo a:
- facilitar a mobilidade realizada no âmbito da aprendizagem ao longo da vida;
- facilitar a mobilidade no contexto profissional entre os países e os vários sectores de actividade;

É portanto, um modelo de currículo muito útil, principalmente para quem quer estudar ou trabalhar na UE.

O europass é constituído por vários documentos, dos quais poderão fazer o download aqui.

Se preferirem também podem preencher directamente o Europass CV online e assim imprimir depois.

Experimentem. Provavelmente muitos de vocês já conhecem este modelo de currículo.

Beijinhos para as meninas e abraços para os meninos.

Koala

1 comentário:

Lcego disse...

uhm...tu tens perfil...para o Segurança social ou Centro de Emprego!
agora no estrangeiro pedem-nos para além do CV o BC, que é como quem diz Balanço de competências, que consiste num instumento hibrido que tu moldas de acordo com as tuas potencialidades...

bom ter-te por cá!